Minientrevistas e Artigos

Publicado em 10 de fevereiro de 2021

Hoje tenho a satisfação de divulgar a pesquisa de María del Rosario Martínez-Ordaz, doutora em Filosofia da Ciência pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e, atualmente, em seu pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). María pesquisa, principalmente, nas áreas de filosofia da ciência e lógica filosófica. Conheça um pouco mais sobre seu trabalho nas imagens publicadas e em seu site pessoal: https://www.mariamartinezordaz.com

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "FILOSOFIA DA CIÊNCIA, LÓGICAS NÃO CLÁSSICAS, COMPREENSÃO CIENTÍFICA, INFORMAÇÃO DEFEITUOSA, BIG DATA ENTREVISTA DA SEMANA María del Rosario Martinez-Ordaz UFRJ f FILOSOFIAASERIO"
Pode ser uma imagem de texto que diz "1)0 o QUE TEM PESQUISADO? Atualmente, minha pesquisa busca explicar em que circunstâncias cien- tistas e filósofos podem legitimamen- te compreender teorias e modelos de- feituosos incompletos, vagos, incon- sistentes, falsos, etc.). hipótese cen- tral da minha pesquisa é que reco- nhecimento de padrões inferenciais (não clássicos) que permite aos cien- tistas ir da ignorância à compreensão de teorias, modelos e até fragmentos falhos da realidade. Ilustro isso com casos de física de neutrinos e cosmo- logia e big data)."Pode ser uma imagem de texto que diz "3) DEIXE SEU COMENTÁRIO FINAL Compreender uma teoria permite que os cientistas encontrem novos domí- nios de aplicação para ela, compreen- der um domínio empírico possibilita a construção de novas abordagens teó- ricas para esse domínio, entre outras coisas. Mas também compreender o que a ciência nos diz sobre o mundo nos permite ver a realidade de uma forma mais estruturada e clara. Por- tanto, a reflexão sobre o entendimen- to científico é uma tarefa compartilha- da, sendo cientistas ou não, porque somente entendendo como entende- mos pela ciência podemos explicar melhor o mundo para nós mesmos."
%d blogueiros gostam disto: