Mais um filósofo no governo Biden-Harris: Kyle Whyte no Conselho de Justiça Ambiental

Publicado em 10 de maio de 2021

Em um post anterior, destaquei a nomeação de um filósofo para um cargo no Departamento de Energia dos EUA – o Andrew Light (aquele do pragmatismo ambiental metodológico, lembra?). Hoje eu gostaria destacar uma outra nomeação de mais um filósofo: a de Kyle Whyte para o Conselho de Justiça Ambiental da Casa Branca. Kyle tem publicado principalmente nas áreas de ética e política ambiental. Seus textos tratam, por exemplo, de como fomentar cooperação entre povos indígenas e não-indígenas, de como melhorar a educação ambiental, ou ainda dos méritos da ética do cuidado para lidar com questões relacionadas ao meio ambiente. O principal tema que perpassa sua trajetória é, porém, aquele mencionado no nome do conselho do qual fará parte: justiça ambiental. Nas primeiras vezes em que o conceito foi usado, justiça ambiental se referia à distribuição desigual de riscos ambientais. Pense, por exemplo, em qual parcela da população ainda não tem saneamento básico ou qual foi mais diretamente impactada pelos últimos desastres ambientais criminosos no Brasil e, então, você já terá entendido o conceito. Depois desse uso inicial e, em grande parte, pelo movimento social que carrega essa bandeira, o conceito de justiça ambiental foi ampliado para dar conta de outros elementos, tais como a necessidade de participação das pessoas envolvidas em processos decisórios ou a urgência de acomodar fatores não-humanos em um conceito de justiça. Conforme afirma, por fim, um outro pesquisador sobre justiça ambiental: “Quando interrompemos, corrompemos ou contaminamos o funcionamento potencial dos sistemas de apoio ecológico, cometemos uma injustiça não apenas aos seres humanos, mas também a todos os não-humanos que dependem da integridade do sistema para seu próprio funcionamento. É a perturbação e o aumento da vulnerabilidade da integridade dos ecossistemas que está no cerne da injustiça das mudanças climáticas, por exemplo, tanto em termos do seu impacto nas comunidades humanas vulneráveis como na natureza não-humana”.

Muito mais sério:
David Schlosberg – Theorising environmental justice: the expanding sphere of a discourse (Environmental Politics, 2013)
Kyle White – On the role of traditional ecological knowledge as a collaborative concept: a philosophical study (Ecological Processes 2013)
Rede Brasileira de Justiça Ambiental (https://rbja.org/)

Pode ser uma imagem de texto que diz "Mais um FILÃSOFO no governo Biden- iden-Harris: Kyle Whyte no Conselho de Justiça Ambiental f filosofiaaserio"

Agnotologia

Publicado em 22 de março de 2021

Agnotologia se refere à construção social da ignorância e à área, composta principalmente por historiadores e filósofos da ciência, que a investiga. Há, pelo menos, três tipos de ignorância a serem estudados: ignorância como um estado primitivo a ser preenchido por conhecimento, ignorância como construção passiva e ignorância como construção ativa. Os dois últimos tipos se referem, respectivamente, ao que é deixado de lado durante investigações científicas por razões diversas (por exemplo, falta de incentivo econômico para pesquisar determinados objetos) e a estratégias deliberadas de criação de ignorância. Tais estratégias podem ser virtuosas nos casos em que não saber de algo é, reconhecidamente, justificado por determinados valores, evitando, assim, pesquisas a partir de métodos inapropriados, pesquisas que reforçam estereótipos de grupos marginalizados ou pesquisas com resultados perigosos. Nesses casos, reconhece-se que obter conhecimento não está nem deve estar acima de tudo. Mais comumente, porém, estratégias deliberadas de construção ativa de ignorância têm o objetivo de enganar e confundir o público em geral, como vemos nos diversos casos de negacionismo científico.Muito mais sério:

1️⃣Janet Kourany e Martin Carrier – Science and the Production of Ignorance (MIT Press, 2020)

2️⃣Robert N. Proctor e Londa Schiebinger – Agnotology: The Making and Unmaking of Ignorance (Stanford University Press, 2008)

3️⃣Sven Hansson – Science denial as a form of pseudoscience (Studies in History and Philosophy of Science, 2017)

Pode ser uma imagem de texto que diz "AGNOTOLOGIA filosofiaaserio"

Cientistas se interessam por filosofia da ciência?

Publicado em 01 de março de 2021

“A filosofia da ciência é tão útil para os cientistas quanto a ornitologia é para os pássaros”, teria dito um físico. É esse realmente o caso? Até duas semanas atrás, filósofos se defendiam dessa fala de duas maneiras. Agora, temos uma outra ainda melhor. Confira na tirinha 😉

Pode ser uma imagem de texto que diz "CIENTISTAS SE INTERESSAM POR FILOSOFIA DA CIÊNCIA? Im filosofiaaserio ARRASTA/ PRO LADO>"
Pode ser uma imagem de textoPode ser uma imagem de textoPode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e texto que diz "A outra maneira era recorrer à autoridade de algum cientis- ta amigo da filosofia da ciência, como o Albertinho. Albertinho não apenas expressou a influ- ência de David Hume e Ernst Mach em seu trabalho, como também afirmou o seguinte em uma carta de 1944: I filosofiaaserio"Pode ser uma imagem de texto que diz ""Um conhecimento das bases históricas e filosóficas fornece aquele tipo de inde- pendência dos preconceitos da sua geração que afetam muitos cientistas. Esta inde- pendência criada pelo CO- nhecimento filosófico minha opinião marca de distinção entre um mero ar- tesão ou especialista e um verdadeiro pesquisador da verdade" Albert Einstein. na filosofiaaserio"Pode ser uma imagem de textoPode ser uma imagem de textoPode ser uma imagem de textoPode ser uma imagem de texto que diz "MUITO MAIS SÉRIO: Carol Cleland et al. Historical natural kinds and mineralogy: Systematizing contingency in the context of necessity (PNAS, 2020). Don Howard Albert Einstein como filósofo da ciência (Crítica na rede, 2006). Lucie Laplane et al. Why science needs philosophy (PNAS, 2019). Mahdi Khelfaoui et al. The visibility of philosophy of science in the sciences, 1980-2018 (Synthese, 2021). GOSTOU DO CONTEÚDO? curta o post; comente também; compartilhe essa informação; salve para reler depois. WWW.FILOSOFIAASERIO.COM"

O que conta como uma contribuição à literatura filosófica?

Publicado em 15 de fevereiro de 2021

O que conta como uma contribuição à literatura filosófica? Dez dias atrás, um post no site Daily Nous (link mais abaixo) listou várias formas de como alguém pode fornecer um acréscimo, reconhecido pelos pares e pelos leitores, a esse domínio. Particularmente, eu achei o material muito interessante, porque ajuda a desmitificar a própria atividade filosófica: nem sempre estamos desenvolvendo um sistema que explique toda a realidade! hehe Por esse motivo, cito abaixo dez dos mais de trinta tipos de contribuições elencados no site (não deixe de acessá-lo para conhecer os outros):

– tornar explícita uma pressuposição oculta de determinado debate;

-propor um problema novo;

– fornecer contraexemplos a uma definição aceita;

– encontrar um novo argumento em defesa ou contra uma posição já existente;

– fazer distinções úteis;

– explicar o valor de uma contribuição negligenciada;

– desenvolver formalizações ou modelos;

– apresentar o pano de fundo histórico de alguma ideia filosófica; –

tomar uma ideia de um contexto e aplicá-la em outro contexto diferente;

– clarificar e melhorar o entendimento de uma ideia ou teoria já existente;

Link do post no Daily Nous: https://dailynous.com/…/types-contributions…/

Pode ser uma imagem de texto que diz "o que conta como uma contribuição à literatura filosófica? filosofiaaserio"

Um filósofo especializado em ética ambiental no governo Biden-Harris?

Publicado em 27 de janeiro de 2021

Um filósofo especializado em ética ambiental no governo Biden-Harris? Sim! Ainda há esperanças de emprego na filosofia! hehe Tirinha sobre Andrew Light, ética ambiental e sua proposta conhecida como “pragmatismo ambiental metodológico”. Referências no final.

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, pessoas em pé, comida e texto que diz "UM FILÓSOFO ESPECIALIZADO EM ÉTICA AMBIENTAL NO GOVERNO BIDEN-HARRIS? filosofiaaserio ARRASTA PRO LADO>"
Pode ser uma imagem de 1 pessoa e comidaPode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, comida e texto que diz "RIO FILOSOFIA SÉRIO FILOSOFIA FILOSOFIA SÉRIO FILOSOFIA SERIO FILOSOFIA SÉRIO FILOSOFIA SERIO FILOSOFIA SÉRIO FILOSOFIA FILOSOFIAA SÉRIO FILOSOFIA SÉRIO FILOSOFIA SÉRIO FILOSOFIA OSOFIA FILO FILO OSOFIA LOSOFIA FILO Andrew pesquisa nas áreas de ética e política ambiental, avaliação de riscos e ética das tecnologias emer- gentes. Em ética ambiental, ele ficou conhecido por defender o que chama de pragmatismo ambiental metodológico. OSOFIA FILO FILO OSOFIA FILO OSOFIA OSOFIA FILO OSOFIA FILO OSOFIA FILO OSOFIA NEW FILOSOFIA OSOFIA LOSOFIA FILO SOFIA SÉRIO FILOSOFIA SÉRIO filosofiaaserio SERIO FILOSOFIA SERIO FILOSOFIA OFIA FILOSOFIA SÉRIO FILOSOFIA SÉRIO FILOSOFIA SERIO FILOSOFIA SERIO FILOSOFIA"Pode ser uma imagem de comidaPode ser uma imagem de comidaPode ser uma imagem de comidaPode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e comidaPode ser uma imagem de comidaPode ser uma imagem de comida e texto que diz "MUITO MAIS SÉRIO: Andrew Light Does a Public Environmental Philosophy Need a Convergence Hypothesis? (Temple University, 2009) Andrew Light Contemporary Environmental Ethics From Metaethics to Public Philosophy (Metaphlosophy, 2002) Daniel Braga Lourenço -Qual o valor da natureza? Uma in- trodução à ética ambiental (Elefante, 2019) Desidério Murcho- Valores (Estado da Arte, 2020) GOSTOU DO CONTEÚDO? curta post; comente também; compartilhe essa informação; salve para reler depois. WWW.FILOSOFIAASERIO.COM"

Liberdade de expressão

Publicado em 20 de janeiro de 2021

Tirinha sobre algumas questões relacionadas ao tema da liberdade de expressão. Estou testando posts em que eu apresento um panorama geral de algum tema, como este. Se puderem, gostaria de ter algum retorno sobre o material ter cumprido ou não esse objetivo de apresentar, minimamente, a estrutura de algum debate (ou suas palavras-chave) e não propriamente algum conteúdo específico. Como sempre, referências ao final. Espero ter sido útil!

Pode ser uma imagem de texto que diz "LIBERDADE DE EXPRESSÃO பா. filosofiaaserio ARRASTA ARRASTA PRO LADO"
Pode ser uma imagem de texto que diz "o tema da liberdade de expressão é bem complexo e levanta várias questões interessantes: 1) como defini-la? 2) quais restri restrições a ela são ade- quadas: 3) qual sua justificativa? filosofiaaserio"Pode ser uma imagem de texto que diz "Aqui, vamos assumir a seguinte de- finição: liberdade de expressão como au- sência de sanções legais contra formas de expressão (fala, escrita, manifestação artística etc.) filosofiaaserio"Pode ser uma imagem de texto que diz "Há, pelo menos, três critérios para Limitar a liberdade de expressão: Princípio do dano: se a expressão produz dano; Princípio da ofensa: se ela produz ofensa séria e incontornável; Valor da igualdade: se ela éincom- patível com o valor da igualdade; ilosofiaaserio"Pode ser uma imagem de texto que diz "Os três critérios anteriores estão em ordem cres- cente de restrição: o princípio do dano limita menos casos que o princípio da ofensa, o prin- cípio da ofensa limita menos casos ainda que o valor da igualdade. Eles não são, porém, exclu- dentes: podem ser aplicados em conjunto. filosofiaaserio"Pode ser uma imagem de texto que diz "Uma das justificativas para a berdade de expressão é que, sem ela, teríamos um debate público com menos opiniões verdadeiras, menos argumentos novos ou menos interação crítica entre posi- ções distintas. Teríamos, em outras palavras, menos resultados epistê- micos. É esse realmente o caso? filosofiaaserio"Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e texto que diz "Em um texto de 2017, três filósofos namarqueses investigaram essa ques- tão. A partir de uma analise de vários tipos diferentes de diversidade de opinião e situações em que eles se dariam, a con- clusão foi, grosso modo, a seguinte: ¡losofiaaserio"Pode ser uma imagem de xadrez e texto que diz "Para que diversidade promova de fato tais resultados é preciso, antes, que os participantes do debate público respei- tem algumas regras (padrões de evi- dência, por exemplo). Em outras palavras de nada adianta eu jogar damas e você xadrez em um mesmo tabuleiro. filosofiaaserio"Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, casacos e jaquetas e texto que diz "Ao contrário, incentivando que jogue- mos o mesmo jogo e respeitando as mesmas regras podemos chegar a re- sultados melhores. o ponto crucial seria, então, como fornecer esse incen- tivo e não apenas ter liberdade de ex- pressão... Como? Im filosofiaaserio"Pode ser uma imagem de texto que diz "MUITO MAIS SÉRIO: Daniel Halliday and Helen McCabe- John Stuart Mill on free speech (Routledge handbook of applied epistemology, 2018) Daniel Halliday and Helen McCabe (Routledge handbook of applied epistemology, 2018) David van Mill Freedom of Speech (SEP, 2021) Klmens Kappel e outros Freedom of Expression, Diversity, and Truth (A companion to applied philosophy, 2017) GOSTOU DO CONTEÚDO? curta o post; comente também; compartilhe essa informação; salve para reler depois. WW.FILOSOFIAASERIO.COM"

Dia Mundial da Lógica

Publicado em 14 de janeiro de 2021

Hoje é o DIA MUNDIAL DA LÓGICA, pessoal! Proclamada em 2019 pela UNESCO, a data escolhida para celebrar essa área tão rica remete ao dia de nascimento e de morte de dois dos maiores lógicos do século XX: Alfred Tarski e Kurt Gödel (amo muito). Para conhecer mais sobre a “ciência do raciocínio”, como ela se relaciona com a filosofia e, desde o século XIX, também com a matemática, a linguística, a ciência da computação, o direito, a história, a economia, enfim, quase tudo, seguem cinco indicações em formatos variados mas de fácil acesso:

* Vídeos do Seminário “Lógicos em Quarentena” (iniciativa da Sociedade Brasileira de Lógica e do grupo de lógica da Sociedade Brasileira de Computação): http://sbl.org.br/pmwiki.php/LQ/Quarentena

* Episódio do podcast Filosofia Pop “Lógica no espaço público, com Catarina Dutilh Novaes”: https://filosofiapop.com.br/…/92-logica-no-espaco…/

* Documentário sobre Newton da Costa “Espírito de contradição” (direção de Fernando Severo): https://youtu.be/8gKKabtLA_U

* Episódio do podcast Todavia “O ensino da Lógica pelo ponto de vista feminista, com Gisele Secco”: https://anchor.fm/…/O-ensino-da-Lgica-pelo-ponto-de…

* Livro disponível online “Textos selecionados de lógica” (lógica de Aristóteles, lógica clássica e lógica modal): https://wp.ufpel.edu.br/nepfil/files/2020/07/sif.logica.pdf

Pode ser uma imagem de texto que diz "DIA MUNDIAL DA LÓ“GICA 05 indicações para celebrar dia ARRASTA PRO LADO @ffilosofiaaserio filosofiaaserio"
Pode ser uma imagem de texto que diz "DIA MUNDIAL DA LÓ“GICA 1) Vídeos do Seminário "Lógicos em Qua- rentena" (iniciativa da Sociedade Brasi- leira de Lógica do grupo de lógica da Sociedade Brasileira de Computação) SBL Sociedade Brasileira de Lógica Brazilian Logic Societ"Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto que diz "DIA MUNDIAL DA LÓ“GICA 2) Episódio do podcast Filosofia Pop "Lógica no espaço público, com Catarina Dutilh Novaes" Filosofia Pop 92-Lógicano Û”hNovaes"Pode ser uma imagem de texto que diz "DIA MUNDIAL DA LÓ“GICA 3) Documentário sobre Newton da Costa "Espírito de contradição" (direção de Fer- nando Severo)"Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "DIA MUNDIAL DA LÓ“GICA Episódio do podcast Todavia "O ensino da Lógica pelo ponto de vista feminista, com Gisele Secco" Gisele Secco TO DAY VIA Episódio: o Ensino da Lógica Pelo Ponto Vista Feminista"Pode ser uma imagem de texto que diz "DIA MUNDIAL DA LÓ“GICA 5) Livro disponível online "Textos sele- cionados de lógica" (lógica de Aristóte- les, lógica clássica e lógica modal) vestigação Filosófica elecionadosde Lógica Danilo Fraga Dantas (urganizadores) DISSERTAT10 ILOSOFIA"